Como fazer analise SWOT pessoal

 

Como fazer análise Swot Pessoal

Como fazer analise SWOT pessoal
5 (100%) 2 votes

 

“Nós colhemos exatamente tudo que plantamos” (Ditado popular)

Quem estuda Administração, Gestão, ou qualquer matéria de Planejamento Estratégico e até em aulas de concurso ouve sobre a famosa matriz SWOT ou FOFA. Isto quer dizer que o blog será voltado a este público? NÃO. Este blog é voltado para todos que querem aprender a lidar melhor com seus recursos financeiros, e realizar seus sonhos, suas metas, sendo elas com ou sem custo. Então vou explicar de forma bem rápida o que é este recurso administrativo, e como podemos aplicá-lo na nossa vida pessoal. Aliás não é porque se trata de planejamento estratégico que precisa ficar relegado somente ao mundo corporativo, não é mesmo?

Análise SWOT visa analisar o ambiente interno e externo das empresas, avaliando no ambiente interno quais são as forças e fraquezas dentro da minha empresa e no ambiente externo quais são as oportunidades e ameaças para a minha empresa. Então vamos colocar na nossa vida pessoal? Todos nós temos contas para pagar, sonhos para realizar.

Porque às vezes vemos tanta dificuldade para conquistar nossos objetivos?

Será que eu me conheço o suficiente para saber o que fazer?

Então vamos montar nossa matriz SWOT inicialmente com nossas finanças pessoais – vou fazer a minha para exemplificar, mas aconselho a cada um fazer a sua própria matriz:

 

  • Quais são as minhas forças? Quais são meus pontos fortes?
  1. Eu sou perseverante, firme
  2. Eu sou uma ótima administradora financeira
  3. Tenho formação técnica e experiência com finanças
  • Quais são as minhas fraquezas?
  1. Gosto de comprar
  2. Tudo que escolho é sempre mais caro
  3. Gosto de ser cliente VIP (se paga mais para ter um atendimento mais personalizado)
  • Quais são as oportunidades que o ambiente me propicia?
  1. Várias vagas de emprego disponível no mercado na minha área de formação
  2. A chance de escrever um blog para ensinar as pessoas a organizar suas finanças pessoais
  3. Me aperfeiçoar com cursos da minha área
  • E quais são as ameaças que o ambiente me propicia?
  1. Demorar arrumar uma recolocação no mercado, mesmo com tantas vagas disponíveis
  2. As pessoas não lerem o blog dentro do prazo que estipulei de limite
  3. Meu marido ficar desempregado.

Depois que fazemos esta análise, temos que continuar a mesma da seguinte forma:

Como eu posso melhorar meus pontos fracos?

Como que eu posso minimizar os efeitos das ameaças externas?

Como eu posso usar a meu favor meus pontos fortes?

E como eu posso aproveitar melhor as oportunidades?

No mapeamento que eu fiz acima posso colocar posso colocar da seguinte maneira:

Pontos fortes

Continuar perseverante, e me manter atualizada na minha área de formação. Se eu não fizer isto, logo deixarei de ser uma ótima administradora, com conhecimento e experiência na área de finanças para me tornar obsoleta. Tenho que estar apta a acompanhar as mudanças no mundo.

Pontos fracos

Como estou sem trabalho no momento, o meu ponto fraco é igual ao calcanhar de Aquiles: gosto de comprar, e não posso. Como que eu resolvi: fico muito em casa, e longe das lojas virtuais, e me descadastrei de todas no momento. Se não recebo ofertas, e não estou saindo com frequência, nem entro em shoppings (e moro ao lado de um!) – resolvi um dos meus pontos fracos, e não me interessa como está meu coração (ele ama comprar!). Minha conta bancária não permite gastos no momento. E quando me ligam para comprar algo, eu explico a situação, e me respondem: podemos parcelar no cartão! Não caiam nesta! Se você está sem trabalho no momento, como que irá pagar o cartão no mês seguinte? Não conte com o ovo da galinha antes da hora! Me contive. Primeiro e segundo ponto fraco: RESOLVIDO.

Quanto ao terceiro ponto fraco: amo ser cliente VIP, ao parar de comprar, perdi algumas regalias. Mas no banco ainda sou VIP, e as taxas do VIP são mais caras. Eu sei que hoje faço tudo online, não preciso de uma conta com taxas exorbitantes. E não preciso de 2 contas bancárias. Já desvinculei do banco qualquer investimento que eu tenha feito. Agora preciso abrir uma conta de um banco online que não cobra taxas para manutenção. Porque se eu faço tudo de dentro do conforto da minha casa, para que manter um banco físico? Pagar taxas, não vale a pena.

Oportunidades

Muita gente espera a oportunidade cair do céu. Meu amigo, isto não vai acontecer. Você tem que se auto analisar e ver quais são as oportunidades que o ambiente te propicia. Se uma porta se fechou, abra a janela. Mas não fique esperando que as coisas cheguem nas suas mãos, faça acontecer. Observem e usem as oportunidades que o seu ambiente  favorece e faça com que elas sejam úteis. Se temos despesas, temos que ter receitas para pagá-las. Se fosse tão simples, todos teriam um trabalho que fosse suficiente para pagar suas contas e realizar seus sonhos, mas convenhamos esta não é a realidade em nosso país. Então vamos agarrar as oportunidades de verdade.

Nas oportunidades que apresentei ao meu perfil, tenho o seguinte cenário: Se há muitas ofertas de emprego, tenho que enviar curriculum, buscar as vagas, me colocar a disposição dos empregadores. Conhecem a máxima: quem não é visto, não é lembrado? Não adianta ver uma oportunidade e não fazer nada, correto? Se a sua situação for como a minha, arregace as mangas e corra atrás do seu emprego. Se o seu sonho tem custo, você precisa de recurso!

A outra oportunidade que apresentei foi a de escrever um blog. Esta ideia não foi exatamente minha, mas quem me aconselhou, me disse para usar o meu talento de influenciar pessoas com minha expertise em finanças, e escrever sobre um assunto que as pessoas cada vez mais vão buscar conhecimento, pois no futuro muito próximo, independente da formação, todos nós teremos que saber lidar melhor com o nosso dinheiro para não cair em armadilhas de bancos, ou entrar no vermelho, ou não conseguir pagar o financiamento da casa, ou para realizar seus sonhos. A ideia veio, então vamos tentar, e ver se dará certo. Mais uma oportunidade que segurei com minhas mãos. Para dá certo, preciso trabalhar. Tenho que melhorar, claro. Mas aos poucos vou entrando em um novo universo, no qual eu posso ajudar as pessoas a se organizarem melhor, e conquistar seus sonhos.

E quanto a fazer cursos na minha área. Analisem: se estou sem trabalho, tenho tempo livre. Vou ficar em casa vendo série de TV o tempo todo ou melhorar ainda mais a minha carreira? Amo o Netflix, mas preciso administrar meu tempo mesmo que eu esteja em casa. Não dá para ficar gastando porque estou sem recursos: experimente cursos online, e há vários gratuitos em instituições de renome. Se tempo não é desculpa, e tenho como fazer inúmeros cursos na minha área de formação, visto que recurso deixou de ser desculpa. E caso não tenha internet em casa, tenho certeza que conhece alguém que tem e ninguém nega senha de wi-fi.

Então, existem oportunidades, existem os meios, não fique parado. No momento estou fazendo cursos para entender melhor o mecanismo de SEO, e vou fazer paralelamente um de Auditoria também, e tudo gratuito. E em algum momento, explico como nós podemos melhorar nossas finanças através da Auditoria também.

Ameaças

De acordo com tudo que estudamos: nós não temos poder sobre as ameaças do ambiente externo. Mas nós temos que ter um plano de ação para quando os imprevistos acontecerem. Eu elenquei alguns, mas cada um de nós sabemos exatamente onde nosso calo dói mais. Então como podemos minimizar as ameaças que o ambiente te mostra na atualidade? Não é se sentindo deprimido com o futuro que não aconteceu, muito menos de braços cruzados, a ideia é se preparar, corrigindo-se, evoluindo.

A primeira ameaça que apresentei acima foi a de não conseguir um trabalho: se há muitas vagas, e eu não estou sendo chamada para nenhuma entrevista, eu preciso rever meu curriculum, torna-lo atrativo. E no meu caso, eu passei 10 anos trabalhando numa mesma empresa, e nunca havia feito um CV antes, então contratei uma empresa de carreira assistida – a La Selva, e eles foram avaliando, e montaram um curriculum ótimo. E começamos a colocar no mercado. Se o problema fosse depois da entrevista, teria que rever minha postura. Mas notem: sempre há algo que eu fiz de errado, e com o erro nós devemos aprender, e corrigir. Ninguém quer ficar sem dinheiro para sempre, né?

Quanto ao blog não dá certo dentro do prazo estipulado. Não posso esperar o prazo, correto? Tenho que ir aperfeiçoando antes do prazo. Tenho que começar a fazer vídeos para chamar as pessoas para que elas leiam o conteúdo, tenho que escrever mais vezes. Preciso fazer com que as páginas das redes sociais sejam mais vistas. Se eu não fizer nada e acabar o prazo, eu realmente irei fracassar, mas o intuito é exatamente o contrário.

E a última ameaça seria meu marido perder o emprego. Seria o caos na nossa casa. Para que isto não aconteça a empregabilidade dele tem que estar em alta, e morarmos em cidades diferentes, pode afetar o rendimento dele. Então o que eu posso fazer para que ele se mantenha motivado? Ir morar com ele é uma solução que está dentro dos meus planos. E o que eu faria: conversaria, confortaria, manteria sempre a cabeça dele no lugar, para que sob pressão ele não surte tão rápido. Seria influenciadora das atitudes dele no trabalho. Mas se mesmo assim ele perder: planejar o que faremos com o acerto, para que não falte recursos em nossa casa, e procurar novas oportunidades para ele também.

Não podemos perder a cabeça com as intempéries da vida, mas temos que ter um plano bem elaborado tanto para o que acontece de bom quanto de ruim em nossa vida.

A análise SWOT é usada nas empresas para fazer um diagnóstico sobre a situação dela, e também é usada em projetos. E com ela podemos ter sucesso no mundo corporativo. Porque não trazer para nossa vida pessoal? Todos nós merecemos sucesso em nossa vida, e nosso sucesso depende do tamanho dos nossos sonhos.

Façam a matriz SWOT referente as finanças pessoais de vocês. E vamos conversar, se não souber como agir mediante algum item,  entre em contato, que terei o maior prazer em ajuda-los.

Se quer saber mais sobre a matriz SWOT, clique aqui. Ou veja este aqui.

Leia outros artigos de minha autoria:

Consultoria Financeira

Como planejar e alcançar metas

Comece seu planejamento financeiro

Como planejar suas metas

 

 

Autor: Nádia Ferraz

Sou formada em Gestão Hoteleira pelo IFG-GO e pós graduada em Controladoria, Auditoria e Finanças pela FGV. Trabalhei com finanças nos últimos 10 anos, e tenho orgulho de tudo que fiz para que a empresa se mantivesse no mercado no período de crise. Aprendi a organizar finanças tendo como base sonhos de curto prazo, e obtive sucesso, realizando todos eles. Nunca fui escrava do dinheiro, mas uso como trampolim para a realização dos meus objetivos. Eu corro riscos calculados! Planejo exatamente tudo que preciso fazer e coloco todos os problemas - sendo que os problemas não me fazem desistir, mas pensar em soluções para cada situação que puder ocorrer. Este projeto eu comecei para ajudar as pessoas na parte de educação financeira sem falar de balanços, dre's ou outros termos técnicos que muitos insistem em usar. Eu quero mostrar apenas que com planejamento é possível você mudar o seu mundo. Não mude o mundo inteiro, mas se você mudar o seu, você irá incentivar outra pessoa a mudar. e aos poucos iremos criar uma sociedade menos consumista e com um futuro que não dependa da Previdência, não é mesmo?

4 pensamentos em “Como fazer analise SWOT pessoal”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *