Como planejar suas metas

 

Como planejar suas metas

 

Como planejar suas metas
5 (100%) 2 votes

 

“Planeje antes – não estava chovendo quando Noé construiu a arca.” (Anônimo)

Da mesma forma que planejamos nossa carreira, não podemos negligenciar os nossos sonhos. Nossa carreira é um degrau para a realização dos nossos sonhos. Tenham sempre isto em mente para que possam se superar e ver que quanto mais sonhamos, mais alegre fica nossa vida. A sensação de ter atingido um objetivo é única e indescritível. Se você tem um sonho,  planeje-o.

Tudo na nossa vida é planejado. Quando somos crianças nos perguntam sempre: o que você quer ser quando crescer? Sempre respondemos de acordo com o que nos empolga no dia da pergunta. Mas vamos crescendo e sabemos que esta pergunta nos cerca. Quando você termina o ensino fundamental, e entra para o 2º grau, esta pergunta é repetida. Mas não é da mesma forma de quando éramos crianças: precisamos acordar e focar no que realmente queremos ser. Vamos fazer faculdade de que? O que realmente eu vou gostar de fazer? Será que não é muito cedo para eu escolher o que será da minha vida toda? São tantas dúvidas e pressões! Aos poucos nos vemos planejando não nossa profissão, porque não é fácil decidir, mas estamos avaliando em qual faculdade iremos estudar, como é o vestibular, a nota do Enem…

Então assim que começamos o 2º grau, tem a pressão da escola para que você saia na frente, tem a pressão dos pais, e tem a pressão da sua mente! E todos nós sobrevivemos. Todos lutam conosco pelo inicio da nossa vida futura. Você planeja suas horas de estudo, você organiza quais são os vestibulares, e como eles são, você treina, e no meio disto tudo: você vive, saí com os amigos, namora, aprende um universo diferente. Mas seu foco ainda está lá, e existem pessoas para te lembrar do seu plano.

Consciente ou não você fez seu primeiro planejamento sério, e no decorrer dos anos, você reafirma. E quando passa no vestibular você não vibra sozinho, todos os seus amigos e familiares estão com você, pois lutaram com você o seu sonho. Se você fez a escolha certa ou não, só o futuro dirá: mas o principal você fez: planejou, e quando não planejamos temos o risco de não conquistar os NOSSOS sonhos. E podemos viver frustrados. Eu não quero isto na minha vida, você quer?

Mas o que é Planejamento? É o processo de estabelecer metas ou objetivos, determinando a melhor maneira de atingi-los. Eu gosto muito de ler os artigos de administradores.com – não apenas para minha área de formação, mas porque tudo que estudei pode ser aplicado tanto na minha carreira quanto na minha vida pessoal.

Acima tem o conceito que resumi da época em que estudei. Mas será que eu aplico este conceito somente no âmbito administrativo? Será que não podemos planejar nossa vida pessoal?

Voltando a carreira – por acaso você escolhe Arquitetura para trabalhar como auxiliar administrativo? Mas meu foco aqui não é profissão de ninguém, pois existe um ditado muito sábio: cada um sabe onde seu calo aperta. Não deixe de planejar sua carreira para alavancar suas metas pessoais, certo?

Como meu foco é a realização de sonhos pessoais para que você alcance as metas que você estabeleceu, e tudo isto é possível a partir do momento em que você planeja.

Anote onde quer chegar e como, fará uma grande diferença entre alcançar a sua meta ou fracassar. Veja como acessando aqui.

Eu gosto muito de dar exemplos de conquistas, e posso contar inúmeros planejamentos que fiz de 2009 até hoje, e todos eu obtive sucesso. Hoje vou contar um sonho de 2009, época em que eu estava começando minha carreira administrativa.

Em 2009 a empresa onde eu trabalhava convidou os colaboradores a estudarem inglês sendo que ela bancaria 50% do curso para quem quisesse. Eu tinha vontade de estudar inglês, mas até então não tinha tido força de vontade, e com um empurrão do destino, resolvi fazer a minha parte.

No começo todos iam nas aulas que era as 07:00 h. Passado um tempo as pessoas começaram a criar dificuldades em ir as aulas, ou chegar no horário. Vendo a turma dispersar, a dona da empresa informou que quem não faltasse durante um ano e nem chegasse atrasado iria ganhar uma viagem aos Estados Unidos.

Na época eu nem sonhava em sair do país. Meu salário era muito baixo (estava adquirindo experiência). Eu tinha 02 caminhos a seguir: deixar a oportunidade para quem estivesse mais qualificado ou me sentir igual a todos, e tentar da mesma forma. Eu decidi tentar, tendo em vista que a oportunidade fora igual para todos, não era sorteio, era força de vontade. Foco! Eu precisava de um plano para ganhar. Eu não dirigia, usava transporte público para trabalhar. Não gostava de acordar cedo. Mas eu quis ganhar. E quando queremos, podemos! Ah, e como podemos!

 

Como planejar suas metas

Eu decidi não apenas participar, eu decidi ganhar. O mérito era meu. Eu precisava trabalhar meus pontos fracos. Com isto eu fiz o meu plano de ação que consistia em:

  • Objetivo: ganhar a viagem para os EUA
  • Como: chegando todos os dias ao curso de inglês às 06:30 pegando carona com meu irmão.
  • Prazo: durante 1 ano ininterrupto.

No começo, a competição foi acirrada. Não me preocupei com os outros. Tinha meu foco, e eu queria ganhar.  Tirei o passaporte! A viagem seria minha. Após um período de 6 meses, a competição ficou entre 3 pessoas. E eu estava entre elas. Corri atrás do visto! Como eu iria viajar sem os documentos necessários. Último mês: era apenas eu e uma outra pessoa no páreo. Ela engravidou. Levantar cedo ficou difícil para ela. Ela mudou de objetivo. No final eu ganhei a viagem.

Sendo assim, em abril de 2010 eu comemorei meu aniversário em Miami, com direito a ir para a Disney. Foi um ano de luta por um objetivo que nada no mundo vai me tomar a sensação de ter conquistado.

A partir de então, comecei a focar todos os anos em planejar meus sonhos, não importasse quanto iria me custar, tudo que eu planejasse eu poderia conquistar. Meta dada é meta cumprida. Se eu faço isto na minha vida profissional, porque não farei na minha vida pessoal?

Com planejamento e plano de ação, eu conquistei os seguintes sonhos no decorrer dos anos:

  • 2011 – Viajei para Buenos Aires, Punta Del’Este, Montevidéu. E fechei o ano em Fortaleza.
  • 2012 – Comecei minha pós-graduação (MBA) exatamente onde eu queria – FGV e viajei para Búzios e Pirenópolis.
  • 2013 – Terminei minha pós. Comprei junto com o meu marido nossa casa.
  • 2014 –  Fiz o casamento dos meus sonhos. Um gasto alto que foi bem planejado para caber no orçamento. Casar não é barato, é sonho mesmo. E claro, viajei para Foz do Iguaçu (lua de mel!)
  • 2015 – Os sonhos mudaram um pouco. Comecei a mobiliar minha casa: tudo sob medida, e de maneira única. Descobri uma nova paixão: otimizar espaço.
  • 2016 – Resolvi mudar de vida, cuidar mais do meu corpo e de mim. Parei de fumar, fui no nutrólogo, e comecei a fazer academia.
  • 2017 – A nova Nádia quer equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Cansei do stress, da correria, dos remédios para conseguir lidar com a pressão. Pedi demissão! Tirei férias com a família no Rio de Janeiro.
  • 2018 – os objetivos foram lançados. Planejar e executar para que os mesmos sejam realizados e por mais um ano eu possa ter minha sensação de vitória, a competição é comigo mesma, e depende de mim a realização dos meus objetivos.

Se eu pude conquistar meus sonhos, independente da minha situação financeira, você também pode conquistar os seus. Escreva aqui qual o seu objetivo e porque você acha que não consegue realiza-lo?

Artigos relacionados:

Consultoria Financeira

Como planejar e alcançar metas e objetivos

Comece seu planejamento financeiro

 

Autor: Nádia Ferraz

Sou formada em Gestão Hoteleira pelo IFG-GO e pós graduada em Controladoria, Auditoria e Finanças pela FGV. Trabalhei com finanças nos últimos 10 anos, e tenho orgulho de tudo que fiz para que a empresa se mantivesse no mercado no período de crise. Aprendi a organizar finanças tendo como base sonhos de curto prazo, e obtive sucesso, realizando todos eles. Nunca fui escrava do dinheiro, mas uso como trampolim para a realização dos meus objetivos. Eu corro riscos calculados! Planejo exatamente tudo que preciso fazer e coloco todos os problemas - sendo que os problemas não me fazem desistir, mas pensar em soluções para cada situação que puder ocorrer. Este projeto eu comecei para ajudar as pessoas na parte de educação financeira sem falar de balanços, dre's ou outros termos técnicos que muitos insistem em usar. Eu quero mostrar apenas que com planejamento é possível você mudar o seu mundo. Não mude o mundo inteiro, mas se você mudar o seu, você irá incentivar outra pessoa a mudar. e aos poucos iremos criar uma sociedade menos consumista e com um futuro que não dependa da Previdência, não é mesmo?

2 pensamentos em “Como planejar suas metas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *