Investimentos Conservadores – LCI e LCA

Spread the love

 

LCI/LCA

Investimentos Conservadores – LCI e LCA
Dê sua nota sobre este post

 

Iniciaremos o tópico traduzindo as siglas:

LCI – Letra de Crédito Imobiliário

LCA – Letra de Crédito Imobiliário

Mas além da tradução, precisamos entender como funciona:

Vamos imaginar o seguinte:

Você quer comprar uma casa própria, mas não tem o valor para pagar à vista. Então, você acha a casa ideal e entra com processo de financiamento com algum banco especifico: CEF, Bradesco, Santander, Itaú… E, após um tempo de negociação entre você, o vendedor e o banco, o financiamento é aprovado por uma taxa de juros especifica.

Sendo assim o banco te entrega um boleto de 300 meses aproximadamente, e repassa o valor à vista para o vendedor.

Já parou para pensar de onde vem este dinheiro?

Lembram do CDB? No qual o dinheiro que investimos é usado para cheque especial e empréstimos?

O LCI funciona da mesma forma – os investidores aplicam no LCI, e o banco usa o recurso para financiamento da casa própria.

É uma lógica muito simples, vejam:

VOCÊ financia a casa com o BANCO que usa o dinheiro do INVESTIDOR EM LCI para repassar o dinheiro ao VENDEDOR.

Mas temos o LCA também, como funciona?

Da mesma forma, porém ao invés de financiar a casa própria o LCA financia o agronegócio.

LCI/LCA

Já ouviram dizer que dinheiro não cai do céu, e que não dá em árvore. Com os bancos funciona da mesma forma. Ele precisa que entre recursos (investimentos) para efetivar transações de empréstimos e financiamentos. E ele ganha nas taxas de juros – na diferença entre o que ele paga aos investidores com o que ele recebe dos financiamentos.

Será que ficou claro o que significa LCI e LCA? Espero que tenham compreendido.

E por qual motivo devo investir em LCI ou LCA?

Na minha opinião há apenas um motivo para investir: o quanto você irá ganhar com a decisão, e como isto poderá multiplicar seus recursos posteriormente.

Estes investimentos tem um grande diferencial: são isentos do IR.

E muito gerente de banco poderá usar isto como uma grande vantagem. Vantagem de investimento é fazer cálculo.

Este investimento também é indexado ao CDI. Só haverá vantagem nele se a taxa de retorno líquida do CDB for inferior a taxa do LCI/LCA. Neste caso, comparei apenas estes dois investimentos. E aos poucos vamos comparar com outros.

Quem não gostava de matemática na escola e dizia que nunca mais usaria matemática na vida, sinto muito, preciso decepcioná-los. Você usará matemática mesmo tendo escolhido área de humanas ou biológicas. É imprescindível todos nós sabermos cuidar do nosso dinheiro.

Então aprendam a calcular as taxas para saber quanto irão receber realmente, se tiver dúvidas, clique aqui, irei te direcionar para o artigo que ensino o cálculo.

E nunca é demais dizer: antes de investir, mesmo sob pressão do seu gerente do banco, esfrie a cabeça, desligue o telefone, e faça os cálculos. Avalie todos os parâmetros.

O LCI/LCA não tem liquidez imediata, isto é, se você aplicar hoje, não terá como retirar o valor amanhã. Tem carência de no mínimo 90 dias. Então é desvantagem investir?

Também não. Se você aplicar tudo somente no LCI tem que ter ciência da carência para poder tomar a decisão de não perder rentabilidade. E se achar que poderá precisar de algum recurso, poderá separar os investimentos colocando parte do recurso em algum investimento de liquidez diária.

Logo, ao investir, crie estratégias que possam aumentar a rentabilidade, e ser ao mesmo tempo condizente com a sua realidade. Mas não perca o foco dos objetivos com aquele investimento.

Então, quando for investir algum valor, siga as dicas abaixo:

1º) Inicialmente, pergunte as taxas de vários investimentos;

2º) E anote tudo, faça cálculos;

3º) Mas não deixe de perguntar sobre todas as regras que envolvem os investimentos ofertados;

4º) Jamais tome decisões no calor da emoção, isto é, não se deixe levar pelo vendedor;

5º) Tenha controle emocional para traçar a melhor estratégia para você.

Em resumo, não quero escolher por você, qual o investimento deve fazer. Mas quero que você entenda todos investimentos conforme seu perfil, e tenho como objetivo, ensina-los a tomar suas próprias decisões sem ceder as pressões. Quer saber mais, clique aqui, e adquira o e-book completo que irá te ensinar sobre este investimento.

Autor: Nádia Ferraz

Sou formada em Gestão Hoteleira pelo IFG-GO e pós graduada em Controladoria, Auditoria e Finanças pela FGV. Trabalhei com finanças nos últimos 10 anos, e tenho orgulho de tudo que fiz para que a empresa se mantivesse no mercado no período de crise. Aprendi a organizar finanças tendo como base sonhos de curto prazo, e obtive sucesso, realizando todos eles. Nunca fui escrava do dinheiro, mas uso como trampolim para a realização dos meus objetivos. Eu corro riscos calculados! Planejo exatamente tudo que preciso fazer e coloco todos os problemas - sendo que os problemas não me fazem desistir, mas pensar em soluções para cada situação que puder ocorrer. Este projeto eu comecei para ajudar as pessoas na parte de educação financeira sem falar de balanços, dre's ou outros termos técnicos que muitos insistem em usar. Eu quero mostrar apenas que com planejamento é possível você mudar o seu mundo. Não mude o mundo inteiro, mas se você mudar o seu, você irá incentivar outra pessoa a mudar. e aos poucos iremos criar uma sociedade menos consumista e com um futuro que não dependa da Previdência, não é mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *