Meio Ambiente e Finanças

Spread the love

 

 

Meio Ambiente e Finanças

 

Meio Ambiente e Finanças
5 (100%) 1 vote

meio ambiente e financasEstamos na Semana Mundial do Meio Ambiente. E nossos artigos são sobre finanças, e com certeza você quer saber a correlação de ambos. E aos poucos iremos mostrar a importância vital destes assuntos para nossa sobrevivência.

De forma geral, todos nós escutamos diariamente sobre a importância do meio ambiente para nosso futuro. Resumidamente, tudo que usamos atualmente vem da natureza. Então, sabemos que a mesma  é vital para nós.

Da mesma forma, as finanças são de extrema importância em nossa vida. Já repararam que hoje se fala o tempo todo em economia? E que até pouco tempo atrás mal sabíamos o significado de Selic, IPCA… Porém agora todos nós começamos a entender um pouco mais sobre finanças. E temos noção de que uma boa administração das finanças podem evitar crises dentro de nossas casas.

Muitas pessoas escutam falar que precisamos cuidar do meio ambiente. E que precisamos fazer isto ou aquilo. Mas a maioria ao ouvir isto, deleta a informação da mente logo em seguida. Se ele deleta, com certeza não cuidará do meio ambiente. Então, pense em um mundo inteiro deletando a necessidade vital de cuidar do meio ambiente… Para onde iremos levar nosso planeta?

Nos últimos tempos temos tido problemas no abastecimento de água em algumas cidades. Entretanto verificamos as grandes cidades sofrerem com o racionamento, enquanto outras sofrem com a seca. Mas será que as pessoas economizam água em períodos de abundância? O que cada um faz para minimizar o problema que virá dentro de alguns meses?

No entanto, o mesmo acontece com nossas finanças. Antes da crise chegar, gastamos toda a nossa reserva. E vivemos com luxo, e não guardamos para o futuro. Mas lembre-se: sempre há o tempo das vacas magras e vacas gordas. Mas é um tipo de ciclo em nossa vida. Logo, aprenda a administrar na abundância (vacas gordas) para que não falte na escassez (vacas magras). Já observaram os gráficos de investimentos que alguns traders analisam? Sempre há períodos de altas e baixas. Entretanto, alguns profissionais mais experientes no mercado conseguem analisar a tendência do mercado.

Da mesma forma, podemos inserir o meio ambiente dentro deste diagnóstico. Se você não cuida do meio ambiente,logo chegará o período de baixa (sem chuvas suficientes) que farão com que você não tenha água, pois não haverá no reservatório.

  1. Será que é preciso cuidar do meio ambiente somente quando sentimos as consequências geradas?
  2. Será que só pensaremos em cuidar das nossas finanças quando estivermos sem recursos?
  3. Será que um trader irá avaliar gráficos, tendências, e estratégias somente depois de perder muito?

Também temos  outro costume que é agredir o meio ambiente jogando lixo nas ruas. E em seguida,  reclamamos das enchentes quando começa a chover. Se você joga lixo na rua, saiba que a natureza te devolve tudo aquilo que você jogou. Até porque boa parte do lixo vai para os bueiros. E quando chove não há forma de escoar a água pois aquele local onde deveria ocorrer o escoamento está entupido de lixo. E de onde sairá o recurso para reparar os danos causados pela natureza? Dos impostos que você paga.

meio ambiente e financasSe você quer economizar e não sabe como, comece com pequenas atitudes e adquira hábitos que podem reduzir o consumo de energia, água, combustível, entre outros. Com o valor que irá economizar, guarde-o para o seu futuro. Preserve o meio ambiente e não espere que os outros façam. Uma pessoa que toma atitude, conscientiza os outros. E aos poucos conseguem contagiar a rua onde moram, a quadra, o bairro. Se torna um exemplo a ser seguido. Logo, as pequenas atitudes poderão ajudar o meio ambiente e sua vida financeira.

 

 

Texto escrito em parceria com:

Vitor Mendes (Universidade do Trader)

 

Autor: Nádia Ferraz

Sou formada em Gestão Hoteleira pelo IFG-GO e pós graduada em Controladoria, Auditoria e Finanças pela FGV. Trabalhei com finanças nos últimos 10 anos, e tenho orgulho de tudo que fiz para que a empresa se mantivesse no mercado no período de crise. Aprendi a organizar finanças tendo como base sonhos de curto prazo, e obtive sucesso, realizando todos eles. Nunca fui escrava do dinheiro, mas uso como trampolim para a realização dos meus objetivos. Eu corro riscos calculados! Planejo exatamente tudo que preciso fazer e coloco todos os problemas - sendo que os problemas não me fazem desistir, mas pensar em soluções para cada situação que puder ocorrer. Este projeto eu comecei para ajudar as pessoas na parte de educação financeira sem falar de balanços, dre's ou outros termos técnicos que muitos insistem em usar. Eu quero mostrar apenas que com planejamento é possível você mudar o seu mundo. Não mude o mundo inteiro, mas se você mudar o seu, você irá incentivar outra pessoa a mudar. e aos poucos iremos criar uma sociedade menos consumista e com um futuro que não dependa da Previdência, não é mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *