Dicas para mudar sua mentalidade financeira

 

Dicas para mudar sua mentalidade financeira

 

Dicas para mudar sua mentalidade financeira
5 (100%) 1 vote

 

“A vitória está reservada para aqueles que estão dispostos a pagar o preço” (Sun Tzu)

É muito comum ouvirmos as pessoas dizerem: “Em time que está ganhando não se mexe.”

Esta frase é muito comum para pessoas que estão acostumadas com sua vida de trabalhar, pagar as contas, trabalhar… Vivem uma vida mais ou menos, no qual não pensam no futuro mais adiante, e não lutam por algo melhor, por comodismo ou medo. Se suas metas deram certo, foi o destino. Caso não tenham alcançado a meta, foi melhor assim. E assim vai, até o dia em que algo acontece na sua vida, e a pessoa precisa mudar. A maioria das pessoas preferem esperar que a vida exija a mudança de forma drástica ao invés de se prepararem e mudarem antes da vida assim o exigir.

Então vamos lá: em time que está ganhando se mexe sim! Não seja como a figura no qual a mudança está na sua porta, e você não quer deixar a mesma entrar na sua vida.

No mundo corporativo chamamos os tabus da nossa vida de paradigmas. E para uma empresa crescer ela precisa quebrar os paradigmas, visto que o mundo muda constantemente. E será que na nossa vida não temos que mudar para acompanhar a evolução do mundo?

Teoricamente, de acordo com Idalberto Chiavenato, “um paradigma é um conjunto de regras que define fronteiras entre o que é certo e errado, entre o que é verdadeiro e o que é falso, entre o que se deve fazer e o que não se deve fazer”. E os paradigmas devem ser quebrados, temos que nos mexer sempre.

Temos que manter nossas finanças em ordem! O mundo mudou, e temos que acompanhar as mudanças. Não dá para vivermos a base de crédito, parcelamento. Não temos dinheiro mas continuamos comprando parcelado ou usando o limite do cheque especial. Dê um basta! A mudança precisa acontecer e ela depende de você.

Você precisa esperar um infarto para mudar suas atitudes perante a vida?

O que é mais fácil mudar sua alimentação agora ou quando talvez não tenha mais jeito?

Quando pretende começar a fazer atividades físicas?

Quando a mudança vai realmente acontecer?

 

 

É melhor pagar um plano de saúde e fazer check-up com frequência ou numa emergência acionar o SUS ou fazer dívidas que talvez não consiga pagar?

Ter plano de saúde e não fazer consultas para prevenir doenças não fazem com que não adoeça, apenas não te deixa com dívidas. Cuide da sua saúde física, mental e financeira.

 

Até quando você irá usar limites de banco para fechar o mês?

O que você pode fazer para que aos poucos sua saúde financeira recupere?

Será que você não consegue estabelecer meta de comprar a vista?

O que você está esperando para mudar? O banco cortar seu crédito?

Porque não viver como se isto já tivesse ocorrido?

Não espere as dívidas te tirarem o sono, acesse aqui e veja como negociar dívidas e sair do vermelho.

Quebre os tabus da sua vida! Mude antes que a vida te faça mudar!

Temos que cuidar da nossa saúde financeira muito bem, pois sem ela adoecemos de verdade. O stress, o nervosismo também afetam tudo.

Se você acha que chegou a hora da mudança, converse com a sua família e juntos tracem um plano de ação para que vocês aprendam a viver somente com o que ganham. Corte empréstimos com bancos, financie algo somente se você realmente precisar. Mude suas atitudes e passe a mandar no seu dinheiro.

Post de minha autoria:

Consultoria Financeira

Como planejar e alcançar metas

Comece seu planejamento financeiro

Como planejar suas metas (com exemplo prático)

Como fazer análise Swot pessoal

Autor: Nádia Ferraz

Sou formada em Gestão Hoteleira pelo IFG-GO e pós graduada em Controladoria, Auditoria e Finanças pela FGV. Trabalhei com finanças nos últimos 10 anos, e tenho orgulho de tudo que fiz para que a empresa se mantivesse no mercado no período de crise. Aprendi a organizar finanças tendo como base sonhos de curto prazo, e obtive sucesso, realizando todos eles. Nunca fui escrava do dinheiro, mas uso como trampolim para a realização dos meus objetivos. Eu corro riscos calculados! Planejo exatamente tudo que preciso fazer e coloco todos os problemas - sendo que os problemas não me fazem desistir, mas pensar em soluções para cada situação que puder ocorrer. Este projeto eu comecei para ajudar as pessoas na parte de educação financeira sem falar de balanços, dre's ou outros termos técnicos que muitos insistem em usar. Eu quero mostrar apenas que com planejamento é possível você mudar o seu mundo. Não mude o mundo inteiro, mas se você mudar o seu, você irá incentivar outra pessoa a mudar. e aos poucos iremos criar uma sociedade menos consumista e com um futuro que não dependa da Previdência, não é mesmo?

6 pensamentos em “Dicas para mudar sua mentalidade financeira”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *