O que você espera do mercado?

Spread the love

 

 

O QUE VOCÊ ESPERA DO MERCADO?

 

O que você espera do mercado

 

O que você espera do mercado?
Dê sua nota sobre este post

 

Assim que saímos do ensino médio entramos na fase de escolher nossa profissão e independente de qual seja nossa escolha, imaginamos diversas coisas, tais como:

  • Como será minha rotina?
  • Quais serão minhas tarefas?
  • Quanto eu ganharei? 

Entretanto, no mercado a realidade é um pouco diferente de tudo que lemos a respeito da profissão escolhida. E quem escolhe a carreira de trader se depara com uma expectativa distorcida da realidade. O trader é visto como um profissional que trabalha pouco, ganha muito e passa o resto do dia curtindo a vida. Existem nomes de referência no mercado de pessoas que realmente triunfaram na profissão e conseguem ter uma rotina mais tranquila.  Mas vamos nos perguntar o que estas pessoas fizeram antes de atingir o topo?

Mas não vamos nos ater as pessoas que parecem tão distantes da nossa realidade. Que tal observarmos dentro da nossa própria família? Não tem alguém que você passou sua infância vendo a pessoa passar dificuldades, correr atrás de sonhos, e que hoje você observa a pessoa e vê que ela triunfou? Em minha opinião: triunfar não é ter 1 milhão. É ter aquilo que você almejou. Nem todo mundo sonha com as mesmas coisas. A lógica aqui é outra: se concentre em onde você quer chegar, e o dinheiro será apenas um meio de locomoção entre onde você está e onde você irá.

É como se você acabasse de passar no vestibular e criasse a expectativa de que dentro de 4 anos será:

  • O melhor cirurgião do país;
  • Ganhará bem;
  • Trabalhará pouco e;
  • Viajará pelo mundo dando palestras e cursos.

É evidente que ter metas altas, pensar grande e ir atrás de tudo é uma atitude das atitudes de pessoas que obtiveram grande sucesso na vida. Mas também não posso me iludir, logo,  é melhor trabalhar com o plausível. Inicialmente, temos que ter metas palpáveis.

  • Obviamente, se você se dedicar, poderá se  tornar o melhor cirurgião do país, mas será que você conseguirá em um prazo tão curto?
  • Você poderá ganhar bem em qualquer profissão que escolher, mas terá que criar sua estratégia para ser conhecido, e para ter os melhores mentores. Mais uma vez pergunto: em 4 anos você terá conseguido isto ou ainda estará no banco da universidade?
  • Existe alguma profissão em que as pessoas trabalham pouco? Reveja os conceitos, saia dos livros, converse com pessoas.

Então, não se deixe levar por expectativas altas num curto espaço de tempo. Mas não deixe de ter expectativas, porém faça com que haja possibilidades delas acontecerem. Em resumo, pior do que não ter grandes ambições, é se frustrar pela falta de planejamento dos sonhos de forma concreta.

O que sempre passamos aqui na Universidade é para que os alunos se imaginem em um lugar tranquilo com as pessoas mais importantes da vida deles onde estão comemorando o AUGE da carreira deles no mercado financeiro. De olhos fechados quero que os alunos imaginem:

  •  O que é o topo?
  • O que eles estão fazendo?
  • Com quem eles estão?
  • Onde eles estão?
  • Qual a sensação de tudo isso?

Depois de um tempo no mercado os números passam a ser só números. Se eu erro, é subtraído da minha conta um valor. Se eu acerto acrescentam um valor ali. E de repente,  isso começa a não fazer mais diferença alguma para as pessoas. Os números não tem a capacidade de motivar alguém. E é exatamente por isso que é importante lembrar o PORQUE que você está operando ali. O que realmente te motiva a levantar todos os dias pra fazer aquilo? Quem você realmente deseja impressionar tendo atitudes vencedoras todos os dias?

Enfim, quando descobrimos exatamente o que pretendemos fazer quando chegarmos no auge, definitivamente, os números deixam de ser apenas números, e passam a ser a distância entre o HOJE e o AMANHÃ. No momento em que eu tomar boas decisões no mercado (independente do resultado) elas me deixarão mais perto de tudo que eu sempre quis. Porém, ao tomar decisões com base nas emoções, eu me afasto da realização dos meus objetivos.

Impreterivelmente imaginar esse cenário como se fosse uma linha de chegada, reduz a ansiedade e aumenta a concentração. Uma vez que você consegue realmente se imaginar fazendo tudo aquilo que sempre sonhou.

Logo, saber o que quer conquistar no mercado, é o primeiro passo da conquista. E no decorrer da jornada, ter a certeza que nada será fácil, mas que com certeza valerá a pena, é o segredo que os traders não contam à ninguém.

Escrito em parceria com: 

Vitor Mendes – Universidade do Trader

Autor: Nádia Ferraz

Sou formada em Gestão Hoteleira pelo IFG-GO e pós graduada em Controladoria, Auditoria e Finanças pela FGV. Trabalhei com finanças nos últimos 10 anos, e tenho orgulho de tudo que fiz para que a empresa se mantivesse no mercado no período de crise. Aprendi a organizar finanças tendo como base sonhos de curto prazo, e obtive sucesso, realizando todos eles. Nunca fui escrava do dinheiro, mas uso como trampolim para a realização dos meus objetivos. Eu corro riscos calculados! Planejo exatamente tudo que preciso fazer e coloco todos os problemas - sendo que os problemas não me fazem desistir, mas pensar em soluções para cada situação que puder ocorrer. Este projeto eu comecei para ajudar as pessoas na parte de educação financeira sem falar de balanços, dre's ou outros termos técnicos que muitos insistem em usar. Eu quero mostrar apenas que com planejamento é possível você mudar o seu mundo. Não mude o mundo inteiro, mas se você mudar o seu, você irá incentivar outra pessoa a mudar. e aos poucos iremos criar uma sociedade menos consumista e com um futuro que não dependa da Previdência, não é mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *