Porque o foco no lucro atrapalha o aprendizado?

Spread the love

 

 

Porque o foco em lucrar atrapalha o aprendizado?

 

Porque o foco no lucro atrapalha o aprendizado?
Dê sua nota sobre este post

 

Porque o foco no lucro atrapalha o aprendizadoOperar no mercado financeiro a principio pode parecer complexo. Mas no fundo traz similaridades com todas as profissões. Entretanto, a crença de que é possível ganhar enormes quantias em um curto período de tempo traz a ilusão aos iniciantes que tudo isso é muito simples, fácil e rápido. Ganhar muito em pouco tempo é possível sim. Assim como perder a mesma quantia no mesmo período de tempo, também.

A diferenças dos profissionais que acumulam muito capital, para os que tem prejuízos ou simplesmente não conseguem acumular é igual em qualquer outra área: o grau de instrução e preparação do profissional em questão.

Quando começamos algo novo, queremos ser igual os grandes destaques que já o fazem. O problema é que nas outras áreas não nos vem essa ilusão na cabeça: de que para ser O MELHOR em alguma atividade será simples. Quando pensamos em atletas de sucesso temos a imagem de alguém que batalhou, se dedicou, passou anos treinando para conseguir triunfar. No mercado não pode ser diferente.

Estamos falando de um “jogo” que possui soma negativa (ou seja, nem todos lucram). E que os participantes são altamente capacitados, competitivos e bem treinados. Isso significa que, assim como no esporte, ser o melhor e com uma boa remuneração haverá grande sacrifício até o topo.

Se você entra num esporte novo esperando competir com o melhor do mundo dentro de 02 meses. Você se dedicará todos os dias para este objetivo. Treinará, descansará, dará o seu máximo. Em troca terá a vitória do seu oponente. Por mais que você aprenda coisas novas todos os dias. Seu único objetivo foi o resultado. Com isso, ao não atingir o retorno (resultado) desejado, você se frustará, se machucará e perceberá que todo aquele esforço não valeu a pena: afinal o resultado não foi o esperado.

Por outro lado, quando começamos algo novo e focamos apenas em aprender aquilo, seja cozinhar, fazer um esporte ou até mesmo operar o “resultado frustrante” torna-se motivação. Uma vez que quando você era, aprende algo diferente. Ou seja, a forma que você passa a encarar as dificuldades no caminho é a seguinte:  são apenas derrotas temporárias e não um fracasso permanente.

Mais importante que chegar rápido, é ir na direção correta. Se você quer começar a operar pensando em lucros rápidos, assim como um passeio no parque, evite essa frustração e procure outra ocupação. O mercado financeiro está repleto de pessoas que assim como nos esportes de alta performance não só treinam para aquilo, mas VIVEM em função daquilo. Focar nos lucros faz com que você se desvirtue do principal objetivo quando estamos começando algo novo: o aprendizado.

 

Texto escrito por:

Vitor Mendes (Universidade do Trader)

Autor: Nádia Ferraz

Sou formada em Gestão Hoteleira pelo IFG-GO e pós graduada em Controladoria, Auditoria e Finanças pela FGV. Trabalhei com finanças nos últimos 10 anos, e tenho orgulho de tudo que fiz para que a empresa se mantivesse no mercado no período de crise. Aprendi a organizar finanças tendo como base sonhos de curto prazo, e obtive sucesso, realizando todos eles. Nunca fui escrava do dinheiro, mas uso como trampolim para a realização dos meus objetivos. Eu corro riscos calculados! Planejo exatamente tudo que preciso fazer e coloco todos os problemas - sendo que os problemas não me fazem desistir, mas pensar em soluções para cada situação que puder ocorrer. Este projeto eu comecei para ajudar as pessoas na parte de educação financeira sem falar de balanços, dre's ou outros termos técnicos que muitos insistem em usar. Eu quero mostrar apenas que com planejamento é possível você mudar o seu mundo. Não mude o mundo inteiro, mas se você mudar o seu, você irá incentivar outra pessoa a mudar. e aos poucos iremos criar uma sociedade menos consumista e com um futuro que não dependa da Previdência, não é mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *